Filhos na pré-escola: veja dúvidas sobre máscara e idade, distanciamento nas aulas e uso de brinquedos do parquinho

|

A volta às aulas traz muitas dúvidas sobre o coronavírus para pais e responsáveis por crianças que estão em creches e pré-escolas. Na educação infantil, os alunos ainda precisam de mais orientação e participação dos professores.

Neste tira-dúvidas, 11 especialistas respondem questões como:

  • Máscara: crianças pequenas devem usar a partir de que idade? Qual máscara protege mais? Meu filho não gosta de usar, o que faço? É necessária uma proteção extra como escudo facial (face shield)?
  • Dentro da escola: é possível manter distanciamento entre crianças pequenas? Brinquedos dos parquinhos podem ser compartilhados? Há risco no contato dos professores ao ajudar os alunos? E na hora do lanche? Como analisar se uma sala tem ventilação adequada?
  • Fora da escola: precisa tomar banho ao chegar em casa? Quais são os riscos no transporte e no deslocamento? Acho arriscado para pessoas da casa o meu filho ir à escola. O que fazer?

Na próxima terça (2), o G1 faz um programa ao vivo às 19h sobre essas e mais dúvidas. Você pode deixar a sua nos comentários.

 — Foto: Ilustração: Wagner Magalhães

— Foto: Ilustração: Wagner Magalhães

A partir de que idade a criança deve usar máscara?

 

A recomendação é que a máscara seja usada só a partir dos 2 anos, por causa do risco de sufocamento. De 2 anos a 6 anos, deve haver supervisão constante.

Qual o modelo de máscara recomendado para crianças pequenas?

 

Pode ser de tecido tricoline ou com dupla camada de algodão, mas não de tricô. Modelos como N95 são restritos para situações muito especiais no contexto de Covid. O mais importante é que a máscara esteja bem adaptada ao rosto, cobrindo bem o nariz e a boca, sem frestas nas laterais. E é fundamental que seja confortável e que não dê coceira. Não se esqueça de mandar máscaras extras para troca durante a aula: a de tecido, após 3 horas e muito úmida, perderá sua função. E crianças tendem a se sujar mais.

É necessário usar um face shield?

 

Confecção de face shields no Distrito federal — Foto: BMC/ Divulgação

Confecção de face shields no Distrito federal — Foto: BMC/ Divulgação

Na prática, qualquer proteção a mais é bem-vinda. Mas, se a criança se incomodar, ela poderá passar a encostar com frequência no face shield e levar as mãos à boca ou aos olhos depois. O que era para ser um cuidado extra acabaria se tornando um risco maior. Distanciamento social, uso de máscaras e presença de poucas pessoas na sala de aula garantem defesas mais efetivas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Últimas notícias

Tamanho da Fonte
Cor de Contraste